segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Redes




As redes online nos possibilitam uma coisa que a realidade (rede offline ) não permitem, estar sempre conectados imagina manter contato com 500 pessoas ao mesmo tempo? seria no mínimo inimaginável uma conversa entre 500 pessoas pessoalmente, as redes sociais nos permitem isto!

A internet possibilitou o conhecimento nas mais diversas áreas com as mais diversas pessoas, essa conexão permite que a população opine e mobilize se pelas mais diversas causas e assuntos. Um grande  exemplo são os "rolézinhos".

 Os rolézinhos (Clica no link para mais informações)  foi um fenômeno sociocultural ocorrido entre 2013 e 2014 organizado exclusivamente pelo facebook em prol de combater a discriminação social presente nos shopping

Daí a importância da inclusão social. estar em rede é um direito social como outro qualquer e negar isto as pessoas é negar informação, conhecimento e claro evolução. As redes online é um ciberespaço que permite a todos nós uma nova perspectiva, conexão e interação. 

Em resumo isto é a cibercultura, todo este desenrolar cultural e social que conseguimos desenvolver no espaço virtual. 





segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Multiculturalismo e Globalização


Fonte: Forúm
Embora a sociedade seja repleta de culturas, misturas e todas com suas singularidades e peculiaridades, em uma era de conexão e informação instantâneas é comum que muitas pessoas sejam discriminadas por sua etnia, cultura ou opção sexual.

O engajamento globalização e multiculturalismo permite que as informações estejam a disposição instantaneamente, entretanto do ponto de vista multicultural isto deveria facilitar a interação (e de fato acontece), mas como explicado na charge acima, podemos perceber que estes benefícios favorecem apenas a uma parcela da sociedade.

Fonte: Sociologia e suas realidades

O cantor Zé Ramalho, discorre em sua música "Cidadão", a história de um cidadão que saiu de seu estado para trabalhar nas grandes obras de outro estado, entretanto se quer pode observar o prédio que ajudou a construir que já é taxado como ladrão.




De acordo com a Revista Eventos Pedagógicos, de maio de 2012, o multiculturalismo pode ser interpretado por pessoas diferentes como um fim social, anti racista ou educacional, todavia sempre em prol do direito de todos os grupos, neste âmbito também entra a importância dos movimentos sociais que buscam garantir o direito de todas as pessoas independente da raça, credo ou cor.