Software Livre x Código Aberto
O que é um software livre?
De acordo com a Free Software Foundation, software livre é o programa que o usuário pode copiar, estudar, modificar e redistribuir sem nenhuma restrição o código.
E como identificar que determinado programa é livre?
Desde que ele possua estas 4 liberdades:
- A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito.
- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades.
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo.
- A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros.
Simbolo do GNU |
De acordo com a wikipedia o mentor desta filosofia é Richard Stallman. Em 1985 ele popularizou o conceito de copyleft, uma licença para proteger e construir diretrizes de redistribuição de software livre. Ainda de acordo com a Wikipedia, foi adotado primeiramente na licença do GNU (Sistema operacional em software livre) Emacs e em 1989 a primeira licença "program independent" do GPL (Licença pública geral) do GNU foi liberada.
Qual a diferença de Software Livre e Código Aberto?
Símbolo código aberto |
De acordo com o site TECMUNDO , "a diferença entre os movimentos GNU e OSI está nos ideais e princípios. Segundo os criadores do Open Source Initiative, Stallman estava muito focado em questões filosóficas como liberdade, mas deixava de lado a questão do software em si de maneira propriamente dita."
A principal característica do Open Source é a distribuição de várias licenças diferentes organizadas em apenas uma. Um exemplo citado no site é o Mozilla Firefox, a fundação mozilla, tem os seus códigos fontes abertos para redistribuição, entretanto criou uma licença para proteção, todos os códigos modificados usam outro nome, em vistas também da proteção do nome da empresa.
Essa discussão entre GNU e OSI dá pano pra manga. Mas está claro que um tem um cunho muito filosófico e não acredito que tenha deixado a parte técnica de lado, muito pelo contrário ali estão filosofia e técnica juntas. O outro assumiu uma postura mais "palatável" ao mercado, e isso tem desdobramentos.
ResponderExcluirO código aberto diante os softwares proprietários já é um avanço tendo em vista as limitações deste, entretanto o free software nos oferece um mar de possibilidades, que como a senhora citou somam técnica e filosofia.
ResponderExcluir