domingo, 24 de julho de 2016

Tecnologia e Educação



Fonte : Tecnologias no processo
de ensino e aprendizado
Em uma época que crianças praticamente já nascem mexendo em algum gadget, a escola, professores e família enfrentam o grande desafio de integrar educação e tecnologia, afinal  como manter um aluno focado em determinado assunto, se os dedinhos ansiosos buscam as redes sociais e afins durante a aula?

A importância deste processo perpassa não só pela evolução tecnológica da escola, mas principalmente em como aliar um recorrente problema em sala (uso do celular) com o aprendizado.
De acordo com Paulo Adamo, jornalista da BBC Brasil São Paulo, em sua matéria sobre tendências da tecnologia na educação, alguns observadores da área acreditam que se a internet, computadores, celulares e tablets forem usados para estimular a imaginação das crianças de uma forma que ampare o professor em sala, pode gerar grandes resultados positivos.

Tecnologias como celular, internet são grandes meios de comunicação que podem agregar e facilitar o aprendizado do aluno, é importante que os assuntos estejam bem alinhados, afim de que eles extraiam o máximo de conhecimento possível.


FONTE: Canal youtube Patrícia Alves
Um grande ponto positivo deste engajamento tecnologia e educação na minha visão, enquanto estudante e futura docente, é possibilitar que o aluno conheça um novo mundo que não envolva apenas o superficial do ctrl+c e ctrl+v e das redes sociais, pois muito embora estes tenham grande domínio e diria até mais do que alguns professores possam apresentar em sala, a internet é um meio de comunicação muito rico e dispõe de muitas informações e distrações não úteis para a formação do conhecimento, desta maneira aliando escola e tecnologia com o direcionamento correto os alunos poderão em uma troca de informações com seus professores ensinar e expandir seus conhecimentos.













Um comentário:

  1. Penso que a tecnologia digital deve fazer parte dos processos de ensinar e aprender pois ela faz parte da cultura contemporânea. Outras atividades que tragam experiências diversificadas não devem ser excluídas. Gostei quando vocẽ fala em estimular a imaginação e extrair o máximo de conhecimentos possíveis, nesse sentido, Michel serres, em A polegarzinha, mostra como a tecnologia nos libera de um fardo (memorização) para ampliar potencial de criação e imaginação.

    ResponderExcluir